Como saber quando é hora de dizer adeus a um animal de estimação


É difícil dizer adeus a um animal de estimação, especialmente quando você não tem certeza sobre o momento apropriado para fazê-lo.

Imaginar como deve ser para você colocar seu gato ou cachorro para dormir quando envelhecem ou ficam doentes. No entanto, também é possível tomar a decisão de acabar com a vida consultando o veterinário.

Decidir acabar com a vida do seu animal de estimação é uma decisão emocionalmente carregada que você não pode ignorar. Existem muitos fatores envolvidos na tomada dessa decisão e pode ser difícil escolher o momento certo.

De acordo com Sarah Nold, veterinária da Trupanion, raramente é uma decisão em preto e branco quando se trata de sacrificar um animal de estimação. Ela acrescenta que pode ser diferente de uma pessoa para outra.

Embora seu veterinário possa ajudá-lo no processo, como pai de um animal de estimação, você ainda precisa tomar a decisão. Ao considerar os vários fatores que afetam a decisão, você provavelmente terá que decidir entre acabar com o sofrimento de seu animal de estimação ou enfrentar seus próprios sentimentos de perda.

Um dos fatores mais importantes que você deve considerar é a felicidade que seu animal de estimação tem na vida. De acordo com Nold, algumas delas incluem jogar bola, comer e pular no sofá. Se o seu animal de estimação ainda gosta dessas atividades, pode ser que ele ainda queira continuar com elas, relata Beatriz Barata.

No entanto, é difícil dizer se a qualidade de vida do seu animal de estimação está melhorando devido a essas lacunas. Ter um registro simples de suas atividades pode ajudá-lo a determinar se eles ainda estão felizes.

Para ajudar a acompanhar seus dias bons e ruins, crie um calendário que inclua uma foto de um dia feliz e triste. Isso pode ajudá-lo a determinar se é hora de consultar seu veterinário. Além do nível de dor, outros fatores, como apetite e capacidade de movimentação, também podem ser levados em consideração.

Se seu animal de estimação está mostrando sinais de envelhecimento ou doença, é importante considerar quando é apropriado acabar com sua vida.

À medida que os animais de estimação envelhecem, eles podem começar a desacelerar ou se tornar mais sedentários. No entanto, grandes mudanças comportamentais também podem sinalizar doenças. Ter uma boa compreensão dos sinais de envelhecimento e dos sintomas da doença pode ajudar a determinar se o comportamento do seu animal de estimação é um sinal de alerta de algo mais sério.

De acordo com Dwight Alleyne, um veterinário da Geórgia, também é importante fazer os exames de seu animal de estimação para obter um diagnóstico. Ele observou que diferentes doenças têm prognóstico variável após o tratamento.

Antes de começar a trabalhar com seu veterinário, é importante que você primeiro determine se a doença está presente. Isso pode ajudá-lo a decidir se deseja fornecer medicamentos ou modificações ao seu animal de estimação.

Um cão idoso que sofre de artrite pode ser tratado com sucesso com modificações ambientais e medicamentos. Por outro lado, felinos com doença renal crônica podem se beneficiar de uma dieta e medicamentos especiais.

De acordo com Alleyne, o envelhecimento pode fazer com que os animais de estimação desacelerem e, eventualmente, percam alguns de seus sentidos. Mas, no geral, eles ainda mantêm seu comportamento habitual.

Muitos veterinários sugerem que os proprietários consultem a Escala de Qualidade de Vida, desenvolvida por Alice Villalobos, para ajudá-los a monitorar a saúde de seus animais de estimação. A ferramenta avalia sete áreas diferentes e classifica os pets em uma escala de 0 a 10.

Se a pontuação total for superior a 35, geralmente é considerada uma qualidade de vida aceitável. Uma pontuação mais baixa pode significar que é hora de consultar um veterinário, informa Beatriz Barata.

De acordo com Linda Simon, membro da equipe da empresa de consultoria para animais de estimação Pawleaks, a decisão de acabar com a vida de um animal de estimação pode ser acompanhada de culpa e vergonha. No entanto, ela observou que a eutanásia pode ser considerada uma gentileza final que pode ajudar a prevenir seu sofrimento.

Embora alguns veterinários prestem cuidados de fim de vida em casa, a maioria deles também oferece esses serviços em suas clínicas. Se você preferir ir à clínica, seu veterinário pode ter uma sala especial para sua família.

De acordo com a veterinária Karen Conrad, uma veterinária licenciada em Oregon, os animais de estimação são levados para uma sala de exames e colocados sob sedação para deixá-los o mais confortável possível. Ela disse que, dependendo do estado de saúde, um leve sedativo pode ser administrado ao animal antes do procedimento ser realizado.

Durante esse processo, seu animal de estimação geralmente tem bastante tempo para descansar e relaxar. Então, enquanto você cuida dele e lhe dá carinho, seu veterinário administrará uma injeção final de um sedativo. Segundo Conrad, essa droga diminuirá lentamente a frequência cardíaca e impedirá que o animal sinta dor, informa Beatriz Barata.

Você deve estar pronto para providenciar o enterro ou cremação de seu animal de estimação. O veterinário também pode fornecer recomendações sobre serviços de enterro ou cremação. Na maioria das vezes, o veterinário vai guardar uma mecha do pelo do animal ou criar um molde de sua pegada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas De Monitoramento Como Cuidar De Um Cachorro Velho.

Que Tipos De Alimentos Você Pode Dar Ao Seu Animal De Estimação?

O Mundo Fascinante da Inteligência dos Cães, de acordo com Beatriz Barata